Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 12 de março de 2016

Quando os sentimentos vão além dos limites

Descartes, em seu “Discurso do Método” enfatiza o fato de cultivar a razão. Na nossa sociedade, há inúmeros exemplos de como esse cultivo é essencial para uma convivência mais harmoniosa.
Tomemos como exemplo os crimes passionais que ocorrem diariamente. Ora, “passional” deriva de paixão que, segundo o dicionário Aurélio, significa “aquele sentimento ou emoção levados a um alto grau de intensidade”. De fato, os crimes passionais são cometidos quando há um desequilíbrio emocional, quando a emoção se sobrepões à lucidez, ao domínio próprio.
Não somente em crimes passionais os sentimentos se sobrepõem às circunstâncias. Os homicídios dolosos decorrem também do mesmo fato. Mas é nos crimes movidos pela paixão que isso é mostrado em maior intensidade; afinal, a maioria deles é cuidadosamente planejado.
Em sua moral provisória, Descartes prefere seguir a moderação. Isto é, não tomar uma postura extremista perante os fatos, e sim uma postura sensata, levando a razão como árbitro de suas ações.
Desta forma, seu discurso se torna relevante quando analisamos a sociedade no quesito dos relacionamentos pessoais e assim, na melhoria do entendimento da sociedade como um todo.

Anna Beatriz Vasconcellos Scachetti
1º ano- Direito- matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário