Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Racionalismo x Empirismo

   Na linha do racionalismo e seguindo ideias como o mundo inteligível de Platão , René Descartes , em sua obra ´´O discurso do método `` , defende que a razão era maior que os sentidos na busca pela verdade. Ainda hoje não se sabe dizer qual das duas vertentes é a verdadeira: o Racionalismo ou o Empirismo. Entretanto nota-se claramente que é possível que ambas coexistam e se complementem.
   Em algumas áreas do conhecimento percebe-se a presença de uma enquanto que em outra área a outra se torna predominante. No campo da física ou da química , por exemplo , as conclusões são alcançadas através de estudos e observações de fenômenos fisico-quimicos. Para tais observações é necessário antes de tudo  a utilização dos sentidos  para finalmente depois atingir uma conclusão racional e lógica .
    Porém em outras áreas do conhecimento a razão é o ponto inicial do estudo , sendo ele a peça fundamental para o descobrimento da verdade. Por exemplo temos o campo algébrico da matemática que necessita inicialmente de um pensamento racional para depois começar a parte prática da matemática.
   Sendo assim , percebe-se que não há uma só vertente válida para o descobrimento da verdade , mas sim duas essencialmente complementares e importantíssimas. Todo o conhecimento humano partiu de alguma dessas duas vertentes e assim continuará sendo.


Eric Okino
Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário