Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Descartes, sempre atual.

Nos dias de hoje, diversas informações são difundidas dos mais variados modos, todavia um veículo de informações que merece uma notoriedade maior é a internet. Devido a sua enorme facilidade em produzir e disseminar informações, pois qualquer ser humano munido desse recurso pode postar suas ideias, verdadeiras ou não, especulativas ou não, e os receptores dessas mensagens por diversas vezes aceitam essas premissas como verdades irrefutáveis e sem duvidar de sua veracidade.

De um outro ponto de vista se encontra o ilustre filósofo francês René Descartes que é considerado por muitos o pai da moderna Teoria do Conhecimento. Devido o seu intenso trabalho sobre como se obter o verdadeiro conhecimento, no qual ele analisa sistematicamente e afirma que o método mais seguro de distinguir o verdadeiro do falso é a utilização da razão. Na obra o Discurso do Método,1637,  René diz que na pesquisa da verdade ele rejeitou como totalmente falso tudo aquilo em que pudesse supor a menor dúvida, duvidando até mesmo de toda a realidade na qual ele se encontrava.

 Descartes é um filósofo que sempre estará atualizado em qualquer sociedade, pois ele trata de uma questão que está intrinsecamente ligada ao ser humana, que é como obter o conhecimento e a verdade. Por esse fator adicionado ao nosso cotidiano de disseminações de informações, que variam desde à política até à filosofias de vida, ele de deve ser rebuscado. Por exemplo, nas eleições foi utilizado de forma massiva a propaganda e a divulgação de diversas informações que continham a veracidade duvidosa, nesse caso Descartes começaria por recusar toda e qualquer informação baseada no senso comum, na qual não houve nenhum tipo de questionamento ou análise. Em seguida usaria o seu método  no qual ele rejeitaria essas informações por apresentarem conteúdo duvidoso e posteriormente, talvez ele adotasse para si as opiniões moderadas, evitando o excesso devido o estrago das excessividades.

Portanto, utilizando os métodos de Descartes poderíamos construir uma sociedade mais difícil de se controlar e quase que totalmente livre, pois cada ser humano estaria na incansável pesquisa sobre a verdade e não aceitaria qualquer tipo de informação na qual podemos ser induzidos ao erro, em alguns casos erros graves. Pois estaríamos buscando uma verdade clara e distintamente, na qual vencêssemos nós mesmo antes de vencer o mundo. Além de rejeitarmos o senso comum que nada acrescenta ao conhecimento, dessa forma estaríamos utilizando a verdadeira razão de forma metódica e como René Descartes escreveu e descreveu.


Cauê Varjão
1º Ano - Direito Noturno
Introdução à Sociologia - Aula 2



Nenhum comentário:

Postar um comentário