Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O racionalismo na contemporâneidade

       O racionalismo é uma frente que concebe a razão como instrumento essencial para a formação do conhecimento. A busca em distinguir o verdadeiro do falso foi o que moveu Descartes a elaborar sua teoria, a qual representa bem o ideal racionalista. Ao longo da história o homem passa a valorizar, cada vez mais, a razão, de modo que hoje percebe-se influência de filósofos como ele na construção da dinâmica social atual.
       Uma das contribuições deste pensador foi a criação de um método capaz de concluir a veracidade dos elementos em questão. O ensino escolar, dessa forma, se apropria deste ao dividir os conteúdos em matérias, o que é denominado "análise" por Descartes, ao submeter os alunos a uma sequência de partes que vão da mais simples para as mais complexas, etapa chamada de "síntese" no método. Assim, as crianças estudam no ensino fundamental matérias de menor grau de dificuldade, o qual aumente gradativamente ao longo do ensino médio, superior e assim por diante.
       Além disso, o desenvolvimento da ciência é pautado em questionamentos a cerca dos fenômenos. Não seria um resquício da dúvida metódica de Descartes? A evidência cartesiana propõe que se tome como correto apenas algo não passível de refutação e, da mesma forma, cientistas evitam ao máximo a precipitação na conclusão de possíveis descobertas.
       Portanto, apesar de ter vivido no início do século 17, a atualidade do pensamento de Descartes em diversas áreas é impressionante e reforça a importância de suas teorias no pensamento humano.

Diogo Heilbuth
Direito Noturno



Nenhum comentário:

Postar um comentário