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segunda-feira, 20 de abril de 2015

René Descartes e o método de ensino atual brasileiro

        
            Ciência e filosofia não eram diferenciadas antes de Descartes. "Como?" e Porquê?" eram perguntas respondidas pelas mesmas pessoas: filósofos. Depois de René Descartes, essas perguntas eram respondidas separadamente; "como?" pelos cientistas e "porquê? pelos filósofos.Seu principal texto, " O Discurso do Método",fala sobre a busca da verdade através da razão. Isso fez com que a Ciência se tornasse cada vez mais especializada e sistematizada. Desde então, esse tipo de técnica foi vastamente usada em muitos campos diferentes.
         O sistema de ensino, principalmente o brasileiro, é um dos campos que utilizam o método cartesiano para tornar a aprendizagem mais prática. As Ciências Humanas, Biológicas e Exatas são segmentas em matérias, que são segmentadas em diferentes livros, que são segmentados em diferentes capítulos, que são segmentados em módulos, que são segmentados em itens. Muitas vezes, essa racionalização do ensino para melhor se chegar a uma verdade perde o sentido para muitos alunos. Estes, na maioria das vezes, não entendem como um item se encaixa no módulo, como um módulo se encaixa no capítulo e como tudo o que ele estuda, ou deveria, se encaixa em sua vida. Perguntas como "por que tenho que aprender isso?", "como isso pode me ajudar no meu dia a dia?", " como um acontecimento de 1000 anos atrás determinou o que eu sou hoje?" são um dos motivos do desinteresse dos alunos pelas aulas. 
        O método cartesiano, muitas vezes, não responde esse tipo de pergunta. Isso porque muitas pessoas não se contentam com uma só resposta que é imposta pelo sistema de ensino: "como?". Para alguns campos, a extrema racionalização, apesar de organizar, não é o melhor método a ser utilizado.


Desirrè Corine Pinto - Direito Noturno

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