Precipuamente,é válido destacar que o francês não só queria chegar a verdade incontestável,como também constrói um método para atingir tal objetivo,o qual consiste em : não aceitar nada que não seja inato como verdadeiro antes de uma investigação minuciosa;dividir o problema no maior número de partes possíveis e ordená-las das subdivisões mais simples para as mais complexas.Após isso,deve-se realizar uma revisão completa até chegar a uma autenticidade indubitável.A partir daí,conclui-se que métodos como tais proporcionaram o desenvolvimento e evolução da ciência,propiciando o assento no patamar no qual ela se encontra no presente,isto é,constituindo o cerne e motor do capitalismo mundializado,responsável não só por produtos de ponta cada vez mais sofisticados,mas também o desenvolvimento da medicina e a integração intercontinental de pessoas e mercadorias.
No entanto,indo em oposição a Descartes,está também presente na sociedade atual, o conhecimento natural,adquirido por meio do hábito,metafísico,tradicional; o que pode ser visto em horóscopos,cursos para astrologia e etc.Tal conhecimento se constitui como um símbolo da cultura da população brasileira, que é passada conforme as gerações se sucedem e assim deve ser mantida,como uma forma de manter a tradição e resguardar a diversidade.
Assim, tanto o conhecimento racional como o mundano compõe a sociedade atual.Apesar do último não promover um desenvolvimento tecnológico-científico, ele se constitui parte fundamental da cultura de cada região,como a de todo o país.Portanto,as diversas formas de conhecimento devem ser preservadas, asseguradas e valorizadas, uma vez que o "conhecer" é universal ,fundamental ,livre só se torna possível por meio da interação de cada um com a sua realidade. Maria Izabel Afonso Patori,
1º ano-Direito Noturno.
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