Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de maio de 2014

Função e Funcionalismo

          O funcionalismo social é um conceito associado a figura de Emile Durkheim, para ele cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. Toda a interpretação da sociedade está ligada ao estudo do fato social que apresenta específicas características, a exterioridade, a coercitividade e a generalidade.O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, coercitivo, na medida em que a sociedade impõe tais postulados, sem o consentimento prévio do indivíduo.A generalidade consiste em que todos os fatos sociais são um fato geral, ou seja, que se repetem nos indivíduos como as questões de moradia, comunicação, sentimentos e a moralidade.
           As sociedades podem ser analisadas como verdadeiros organismos, que evoluem da simplicidade (selvagens, pré-capitalistas) até a complexidade (industriais). Onde se observa a mudança da sociedade mecânica, pré-capitalistas, para a sociedade orgânica, capitalista. Nas sociedades orgânicas se observa a consciência coletiva exercendo menor poder coercitivo sobre os indivíduos.
            Assim pode-se dizer que uma das principais contribuições que Durkheim proporcionou foi a definição de consciência coletiva e consciência individual. Embora existam valores individuais existem também padronizações do pensamento. Essas padronizações são definidas como consciência coletiva. Quanto mais apurada for a consciência coletiva de uma sociedade maior é o nível de desenvolvimento dessa e menos problemas o funcionalismo social vai apresentar. 




                
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário