Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de maio de 2014

     A realidade e o Fato Social
     
     Émile Durkheim considerado o pai da sociologia moderna buscou em seu período de formação teórica a definição de seu mais novo objeto de estudo, isto é, o método sociológico que consiste na definição do “fato social”, termo designado por hábitos coercitivos como maneira de pensar e agir, inerente a regras morais e dogmas religiosos exteriores aos indivíduos e estabelecidos em sociedade. Vale ressaltar sua generalidade conforme influencia determinadas ações coletivas e sua diversidade no que tange às diferenças culturais vigentes em sociedade.

     Ademais, Durkheim ao criar a sociologia funcionalista aponta a necessidade de uma análise da origem desta, desconsiderando sua observação imediata capaz de induzir ao erro. Tal observação consiste em indicar a utilidade de instituições e organizações conforme suas funções vigentes em sociedade garantindo assim a manutenção do enquílibrio social que opera em conjuntura ao fato social.

     A teoria durkheimiana embora desconsidere o indivíduo como fruto em si mesmo abrange temas recorrentes em sociedade com vistas às transformações e modificações do fato social inerente à conduta humana, isto é, a combinação da consciência coletiva formada pela associação de indivíduos em sociedade.


 Adriane 1ºano - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário