Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de maio de 2014

Durkheim e a "sociedade sociológica"

Três livros definem Durkheim, "Divisão Social do Trabalho", em que o autor analisa como a divisão de funções no interior da sociedade minou a organização por grupos em prol de uma organização solidária coletiva, "Regras do Método Sociológico", em que o autor define uma nova metodologia de análise social, conceituando o que chama de Fato Social, que é toda ocorrência que é geral, coletiva (fora da esfera individual e inerente aos indivíduos) e recorrente. Essa nova forma de pesquisa sociológica, Durkheim aplica em "O Suicídio", para provar que até uma ocorrência que parece particular, é na realidade um Fato Social. Mas nem tudo o que ocorre na sociedade é contida nesse conceito, ou ele seria inútil. Por isso é importante ressaltar o caráter generalizante e coletivo do Fato Social.

Durkheim é também um pensador particular, que bebe do marxismo e também do positivismo, compondo uma teoria única e diga-se, muito atual e absolutamente pertinente e cientificamente comprovável. Seus escritos influenciaram a forma como a sociedade olhou para suas mazelas e foi aplicado como solução a muitos desses problemas.

Durkheim moldou uma espécie de "sociedade sociológica", conferindo à sociologia e dando ao seu método a capacidade de identificar e curar problemas sociais. Seu otimismo era no fundo a profunda crença que tinha na capacidade de um método científico sociológico ter a mesma eficácia dos métodos científicos naturais e o que colheu foi uma sociedade que é em grande parte devedora de seu pensamento e que agora em muitos casos, olha seus indivíduos como números em uma tabela. Pode soar cruel, mas é acima de tudo funcional. 

Victor Abdala de Toledo Piza - 1o ano - Direito NOTURNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário