Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de maio de 2014

Análise do Funcionalismo nas sociedades atuais


            Durkheim, a quem se associa o Funcionalismo, pregava nos seus estudos a observação da sociedade como um organismo vivo, cabendo à sociologia analisar o funcionamento dela e de todos os organismos que a compõem.
            Sendo assim, ao analisar as instituições que dela nascem, Durkheim mostra-se cético com relação a suas origens, dizendo abertamente que não são criadas pelos os indivíduos sociais, mas sim pelas necessidades existentes naquele meio que busca a manutenção do seu equilíbrio. A partir daí, então, quando essa sociedade evolui, suas funções sociais e instituições transformam-se juntamente em nome do já mencionado equilíbrio social.
            Refuta também a explicação psíquica dos fatos sociais, afirmando que ela se encontra apenas em outro fato social. Dessa forma, desconsidera todo um individualismo do ser, composto de suas próprias vontades e escolhas. Estudar um jovem adolescente criado em meio ao cenário do tráfico, por exemplo, para o pensamento em questão seria pensar que o rapaz se espelhou nos exemplos que lhes foram dados, exercendo sua função social de continuidade e equilíbrio de uma sociedade marcada pelo crime. Ou seja, aplicar um princípio de intencionalidade não é válido, já que para ele esta é indiscutivelmente subjetiva e, portanto, não pode ser analisada sob a ótica da ciência.

            Dentre os pensamentos de Durkheim, é possível afirmar que é válido o de que existe uma força social coercitiva que visa à modelação do indivíduo, seja no âmbito educacional, familiar ou religioso, mas desconsiderar os ímpetos individuais é minimizar um ser tão complexo como o homem.

Danielle Juvela-1º ano noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário