Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de maio de 2014

Émile Durkheim e o funcionalismo

Em “As Regras do Método Sociológico” Émile Durkheim busca entre vários aspectos definir e explicar o conceito de fato social. Para ele, o fato social pode ser compreendido como aquilo que é independente e exterior ao indivíduo e capaz de exercer uma força coercitiva sobre ele. Entre os aspectos que caracterizam o fato social destaca-se o seu caráter coercitivo, exterior e geral.   
Além disso, a explicação do fato social para Durkheim não se relaciona com as necessidades sociais que surgem de maneira imediata. Segundo o autor, quando se procura explicar um fenômeno social é necessário buscar separadamente a causa eficiente que o produz da função que desempenha. Ocorre o fato de ser preciso determinar se existe uma certa correspondência entre o fato a ser considerado e as necessidades do organismo social.
O fato social faz com que ocorra a manutenção do equilíbrio social.  No entanto, a medida que o meio social se torna mais complexo, as tradições, as crenças existentes ficam abaladas, tomam um aspecto mais indeterminado e mais maleável que pode comprometer o equilíbrio social tão defendido por Durkheim. 

Júnior Henrique de Campos - 1º Direito noturno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário