Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 8 de abril de 2014

“Num intervalo de tempo infinito ocorrem a todo homem todas as coisas”. Apoiei-me na frase de Jorge L. Borges, citada em seu memorável conto, “O Aleph” (o qual acho de genialidade impar), para lhes oferecer a situação hipotética de um diálogo entre Aristóteles, Bacon e Newton.  
Suponha o leitor, que estivessem os três ilustres, assentados num banco à sombra de uma mangueira, em uma praça mui arborizada, com grande orquestra de pássaros e infinidade de flores. Todos se ocupavam à contemplação silenciosa, quando uma manga caiu atingindo em cheio a cabeça de Aristóteles.
Bacon:
- Com o meu método, creio que logo poderei prever coisas desse tipo, e ademais fenômenos naturais; fatos como esse certamente não mais acontecerão!
Aristóteles ainda um pouco atordoado e com a cabeça latejante:
-Cala-te imbecil! As mangas caem, este é o princípio, não demanda maiores apurações, apenas observe e entenderá como a natureza funciona.
 E o que faz você, pateta a escrever com essa pena em mãos?

Newton concentrava-se em cálculos:
- Força é equivalente à massa multiplicada à gravidade. Estou calculando. Leio a natureza por números. Eis a resposta ao seu método Bacon!
Bacon:
-Na verdade não me ficou tão clara a sua explicação, mas se desvendaras o segredo de funcionamento dessa máquina natural, devo-lhe os parabéns e ofereço-te meus cumprimentos meu caro. Demos um passo à evolução humana. Estamos à caminho do domínio pleno do mundo natural!
Newton:
-Sim meu amigo, dominaremos a natureza.
Aristóteles se irrita:
-Dominar a natureza pra qual finalidade? Sem contar que o entendimento do mundo se dá por observação, não por essa infinidade de números soltos que riscas nesse papel, Newton, nem por esse seu tal “método” Bacon! Vejam o que eu digo, olhem aquelas araras, são vermelhas, portanto araras são vermelhas! Simples assim.
Nesse momento uma arara azul cruza-lhes a vista e pousa em um dos galhos da mangueira.
Aristóteles meio desconcertado:
- Por essa não previa...
Bacon:
-Exatamente Aristóteles, sua abordagem meramente indutiva não lhe permite prever nada. Tu estás às cegas meu amigo! Já meu método me permitirá prever eventos e melhor; controla-los! Aconselho-te a voltar à sua metafísica estéril que nada resolve a ninguém. O meu método será a resolução prática de todos os problemas.

Então, por um momento param o debate e afixam olhar a suculenta manga caída ao chão. Começam então a discutir a partilha. 

Roberto Renan Belozo - 1º direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário