Ao nascer,uma
criança não traz consigo conhecimentos arraigados.Durante certo período,ela dá
os primeiros passos, balbucia certas palavras,brinca,frenquenta a escola e
começa a ser alfabetizada. Dessa forma, a tábula (como assevera Locke) vai
sendo preenchida e descobre que :“saber é poder” (concepção de Bacon).
Assim, Locke e
Bacon defenderam a ideia de que o conhecimento é advindo da experiência,
combatendo o inatismo das ideias.Em seu “Novun Organum”,Bacon critica o
conhecimento Aristotélico,propondo uma substituição da metafisica até então
preponderante.
Contudo,para isso era preciso uma concepção prática de mundo,na
qual a mente é regulada por meio de mecanismos da experiência,sendo necessário libertar-se
da influencia dos “ídolos” enganadores.
Com a experimentação sem limites era possível alcançar um
conhecimento novo,tal qual uma criança, tabula rasa, que cai e levanta quase
que instantaneamente, a fim de contemplar suas descobertas, seu novo mundo.
Gabriela Losnak Benedicto-1º ano Direito noturno
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