O filme ponto de mutação parte da premissa do encontro em um castelo frances entre Sonya,uma cientista desiludida,Thomas um poeta e o candidato a presidência Jack.Neste encontro são discutidas várias e profundas questões filosoficas,politicas e cientificas.Para isso baseiam-se em autores e pessoas notaveis clássicos e como Isaac Newton,Reene Descartes e Albert Einsten.
Baseado na obra "The Turning Point" do fisico Fritjof Capra o filme tem como objetivo levar a reflexão. Através de questionamentos,geralmente levantados no filme pelos dois homens e respondidos pela cientista,que busca responder as perguntas com abordagem cientifica e racional,os espectadores do filme são levados a rever e refletir sobre suas posições acerca de teorias filosóficas,ecologia,economia,física,politica,entre outros.
Um dos pontos mais interessantes levantados pelo filme é a questão politica.Em certo ponto uma das personagens afirma que os politicos tem uma visão cartesiana do estado que comandam.Ao quebrar problemas em parte,esquecem-se do todo.
Outro importante ponto afirmado no filme é o de que muitos dos problemas atuais derivam de uma crise fundamental,uma que parte da crise de percepção derivada do individualismo da atual sociedade,que leva a sociedade a ignorar problemas como os ecologicos,que afetam o coletivo,mas são ignorados pelo espirito individualista.
Através de conceitos de Fisisca e filosofia a mensagem principal do filme e a de que os problemas enfrentados atualmente pela humanidade só serão sanados quando a cultura individualista e que fragmenta os problemas em pequenos compartimentos individuais for transformada em uma que permita uma visão abrangente e coletiva.Apenas ao atingir este ponto de mudança é que a humanidade poderá avançar em sua caminhada à evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário