Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Total de visualizações de página (desde out/2009)
terça-feira, 8 de abril de 2014
O Ponto de Mutação
No filme 'o ponto de mutação' , diversas discussões importantes são levantadas , as quais , discutidas por diferentes tipos de pessoas, gerando assim, em alguns momentos, pontos de vista antagônicos, mas que acabam sofrendo uma mudança , uma 'mutação' conforme o decorrer do filme, sendo justamente o motivo do nome do filme , o ponto de mutação é a alteração de opiniões dos personagens principais.
Dentre as discussões geradas no filme, uma de grande relevância no nosso momento histórico é a questão da sustentabilidade analisada de forma antagônica ao desenvolvimento econômico, principalmente no Brasil, onde há a maior floresta tropical do mundo e é diariamente devastada , gerando lucro para inúmeras empresas , e em contrapartida destrói a vida de várias espécies de animais.
É também discutido a respeito do pensamento cartesiano, em que devemos analisar algo dividindo por partes, depois de uma análise de cada parte, entenderemos o todo. Mas esse conceito é considerados por alguns, inclusive a personagem do filme, uma forma de pensamento obsoleto, pois por meio da globalização tudo está conectado e deve ser analisado dessa forma, afim de se obter conclusões mais precisas.
Depois de observar e analisar o filme, podemos concluir que a solução de grande parte dos problemas sociais atuais, não vai ser derivada apenas de pensamento científicos, relacionando com uma ciência exata , dividir em partes e resolver questão por questão. mas sim por meio de uma análise geral , tendo como base que estamos inseridos em uma sociedade complexa e dinâmica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário