Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de setembro de 2011

Politicagem como fator de influencia do privado no publico

O direito na sociedade evolui com o passar do tempo, e essa evolução resulta em uma especialização dos diferentes seguimentos da disciplina. Porém mesmo com essa especialização ainda é bastante tênue a linha que separa conceitos que deveriam ser bastante diferentes como o Direito Público e o Direito Privado

Genericamente define-se o direito público como aquele que regulamenta o poder do Estado, e o direito privado como aquele que regulamenta a convivencia social dos indivduos porém por ser uma disciplina bastante subjetiva a diferença entre um segmento e outro não fica suficientemente clara e um acaba interferindo no outro.

Tal interferencia é bastante nitida quando observamos o estado usando as regulamentações do comercio em seu prórpio beneficio ou então em beneficio daqueles que auxiliaram o partido que venceu nas eleições durante a campanha, o famoso lobby .

Portanto apesar da evolução natural nos remeter a uma tendencia de separação entre esses caminhos, o que vemos na pratica é uma maior integração entre eles. A “politicagem” do Direito é grande responsavel por essa mistura, que apesar de ser prejudicial para a sociedade é o destino para qual ela caminha.


Leonardo Mendes Freitas de Lima 1ºDN, Tema: O privado no publico

Nenhum comentário:

Postar um comentário