Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de setembro de 2011

O público-privado

Tema: O privado no público.


Ao fazermos uma análise do texto discutido na aula anterior, uma reflexão de enorme relevância acaba ganhando enfoque. É a discussão pertinente à inserção dos interesses particulares na esfera pública.

Quando pensamos neste tema, uma das principais ideias que surgem é a referente às doações para campanhas eleitorais. Este problema, que atinge, sobretudo, o Legislativo e o Executivo, é um dos maiores enfrentados na atualidade. São muitas as grandes empresas e setores privados que financiam campanhas eleitorais de políticos em busca de favores futuros, caso tais políticos sejam eleitos. Assim, a maioria dos nossos representantes já chega ao poder comprometida com o interesse de particulares. E tendo que atendê-los, muitas vezes, comprometem aquilo que deveriam, primordialmente, garantir: o interesse do povo. Assim, as eleições e a representação do povo, ambas questões públicas, acabam sendo infiltradas pelos interesses particulares.


Retirado de: <http://sonia-furtado.blogspot.com/2010/09/eleicoes-2010-que-deus-nos-ajude-4-do.html>. Acesso em: 18 set. 2011.

Outro exemplo marcante de inserção dos setores privados em âmbito público é o concernente aos lobbies. Muitos lobistas estão relacionados à ideia expressa no parágrafo anterior: “apenas” cobram dos políticos eleitos os favores prometidos para as marcas que os financiaram. Outros lobbies agem corrompendo nossos representantes, oferecendo propinas e favorecimentos para que os projetos e as leis sejam analisados de acordo com o interesse das grandes empresas e de outros setores privados, em detrimento dos interesses da sociedade. Mais uma vez, o público se vê “contaminado” pelo privado.

Também é de suma relevância a menção do Poder Judiciário neste quadro. Não são raros os casos de juízes, por exemplo, que dão sentenças movidos por suborno. Recebem propinas, favorecimentos para livrarem grandes empresas e, até mesmo, criminosos de condenações. Este é o caso, por exemplo, dos políticos corruptos, que para terem seus interesses privados atendidos, recorrem, muitas vezes, ilicitamente, aos membros do Judiciário. Outra vez, percebe-se o privado inserido no público.

Retirado de:<http://img.terra.com.br/i/2008/08/08/830334-6776-cp2.jpg> . Acesso em: 18 set. 2011.

E é diante do exposto acima que podemos compreender uma das formas pelas quais os interesses privados se inserem no ambiente público. Talvez, a forma abordada, nesta postagem, seja a mais alarmante e assustadora, por envolver a ilegalidade e a corrupção. No entanto, o relato acima é uma realidade, cada dia mais, presente no cotidiano brasileiro. Subornos, propinas, favorecimentos fazem com que o interesse da população, que deveria realmente ser garantido, seja renegado e os interesses de grandes particulares sejam reconhecidos. Precisamos de uma mudança já. O povo não pode mais sofrer as consequências da falta de ética e de respeito das autoridades do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário