Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de setembro de 2011

O Público e o Privado e suas Balbúrdias

A confusão do público com o privado é fato muito presente e parece que cada vez mais a diferenciação do que concerne a cada âmbito fica mais difícil e custosa. Inclusive Max Weber em sua obra, Economia e Sociedade – Fundamentos da Sociologia Compreensiva, cap. IV, chama essa discussão.

Segundo Carlos Roberto Gonçalves, “Não se pode, com efeito, dissociar o interesse público do interesse privado, como se fossem antagônicos (...). As normas não costumam atingir apenas o interesse do Estado ou do particular, mas entrelaçam-se e interpenetram-se (...). Os interesses particulares são também de natureza pública, tendo em vista o bem comum, e vice-versa”. O grande problema é quando esse equilíbrio entre o público e o privado é comprometido em decorrência da hipertrofia de um sobre o outro de maneira a prejudicar os interesses de um lado, passando dos limites saudáveis.

Dentre as mazelas causadas pelas estrepolias de um setor sobre o outro está o patrimonialismo, constantemente exemplificado em atitudes de políticos apossando-se de patrimônios públicos para benefício próprio; a invasão do Estado nas esferas particulares delimitando e regulando, e.g., a maneira como as crianças devem ser educadas dentro do ambiente familiar; e até a intensa vigilância e falta de privacidade a que somos frequentemente submetidos por meio de câmeras e inúmeras outras inovações tecnológicas, extirpando da vida dos indivíduos, cada vez mais, os espaços indevassáveis.

Desta forma, percebe-se que essa confusão de interesses e âmbitos de atuação ainda trás repercussões negativas e fragiliza a complementaridade que deveria provir da relação entre a esfera pública e a privada. Essa relação, primordialmente saudável, ainda esta impregnada de vermes que denigrem sua estabilidade e sustentação, que devem ser combatidos veementemente para a busca do equilíbrio em vista do bem comum, previsto, por Carlos Gonçalves, como o fundamental para a identificação dos interesses públicos e privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário