Em uma análise crítica, a ciência do direito, descrita como o estudo metódico das normas judiciais, tem como objetivo a construção de um sistema jurídico, bem como o estabelecimento de suas raizes históricas e sociais. Nesse sentido, áreas como a filosofia do direito, a sociologia do direito e a dogmática jurídica, trabalham em conjunto para cumprir as demandas previamente descritas nesse texto.
Sob a influência dessas doutrinas, o olhar do indivíduo passa por uma transição. O que outrora foi delimitado pelo senso comum, agora é preenchido por uma análise crítica, fundamentada em estudos metodológicos, já que, para além de um estudo sobre as normas, enquanto ciência, todo o conhecimento deve ser submetido a um método que possa ser posto em prática posteriormente.
Desta forma, é possível afirmar que a ciência do direito nos traz um olhar crítico para o mundo. Em uma analogia, retira as “vendas” do senso comum e nos da as ferramentas necessárias para fazer uma análise profunda sobre a sociedade.
Nicolas dos Santos Mattos
Ra: 231223731
1 Ano - Direito - Matutino
Nenhum comentário:
Postar um comentário