Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de março de 2023

A Desigualdade sob o olhar da Imaginação sociológica e Ciência do Direito

 A desigualdade social refere-se à distribuição desigual de recursos, oportunidades e poder entre indivíduos e grupos dentro da sociedade. Pode ser baseada em vários fatores, como raça, gênero, classe, sexualidade e religião. Compreender a desigualdade social requer não só olhar além dos comportamentos e escolhas individuais, mas também examinar os fatores estruturais e sistêmicos que moldam essas desigualdades.

A imaginação sociológica é um conceito cunhado pelo sociólogo C. Wright Mills, que se refere à capacidade de ver as conexões entre nossas experiências pessoais e o contexto social e histórico mais amplo em que ocorrem. Em outras palavras, é a capacidade de entender as maneiras pelas quais nossas vidas individuais são moldadas por forças e estruturas sociais. Usando a imaginação sociológica, podemos entender como a desigualdade social é criada, mantida e reproduzida dentro da sociedade.

Na ciência jurídica, a imaginação sociológica pode ser aplicada para compreender as formas pelas quais os sistemas jurídicos refletem e reforçam as estruturas sociais e a dinâmica do poder, por exemplo: dados do IBGE em 2019 concluíram que temos, no Brasil, ainda 11 milhões de analfabetos espalhados pelo país. Além disso, mais da metade dos brasileiros acima de 25 anos não concluiu a educação básica. Só 16,5% chegaram a finalizar o ensino superior. Diante de dados como esse, um jurista que usa a imaginação sociológica pode examinar como as leis relacionadas a direitos civis ou justiça criminal refletem valores e desigualdades sociais mais amplos.

O filósofo, político inglês Francis Bacon acreditava que o conhecimento deveria ser usado para melhorar a vida das pessoas e via a ciência como uma forma de atingir esse objetivo. As ideias de Bacon sobre o método científico influenciaram o desenvolvimento da ciência jurídica, enquanto a imaginação sociológica pode ajudar os juristas a compreender os contextos sociais e históricos em que operam os sistemas jurídicos.

Juntas, a ciência do direito e a imaginação sociológica podem nos ajudar a ver o mundo de maneira mais informada e crítica. Ao examinar o contexto social, cultural e histórico, podemos identificar as causas subjacentes da desigualdade social e trabalhar para criar uma sociedade mais justa e igualitária.


TEMA: “Como a Ciência do Direito me ajuda a olhar para o mundo?”


Ana Giulia Brito Jordão- 1º ano, Direito Matutino 

RA: 231224192

Nenhum comentário:

Postar um comentário