Essa quebra do senso comum pode ser ainda mais incentivada pelo olhar científico que o Direito seria capaz de proporcionar. Tal olhar facilitaria a produção de novos conhecimentos pela busca de novas verdades. O filósofo Descartes, afirma que busca do conhecimento necessita da capacidade de duvidar do conhecimento produzido. E para proporcionar tal olhar científico, o Direito é capaz de incentivar a buscas de evidências, influenciando na maneira em podemos buscar esses novos conhecimentos.
Ademais, a nova perspectiva do mundo proporcionada pelo Direito é capaz de nos fazer observar fora de nossa bolha em diversas perspectivas de mundo. Uma dessas perspectivas em evidência na contemporaneidade é a de visível disparidade econômica e cultural entre as classes. Ao analisarmos pelo panorama de W. Mills é possível observar que os diferentes ambientes levam a uma percepção ampla do mundo. Essa percepção diminui suas possibilidades de olhar e leva a uma percepção simples do mundo pelo seu olhar particular do seu "universo próprio". O Direito por sua vez pode ajudar essas pessoas ao ampliar seus horizontes e observar o seu mundo por olhares que não privilegiem seu próprio meio. Dessa forma, o Direito amplia nossas percepções ao nos ajudar a criar "novos olhos" para seu próprio mundo.
Logo, a Ciência do Direito tem um papel fundamental de ajudar as pessoas a olhar para fora da bolha social vigente para cada pessoa, além de poder capacitar as pessoas a fugir de um conhecimento de senso comum e produzir seu próprio conhecimento através da dúvida.
Nome: Bruno Hondo Silva de Moraes
1º Ano - Direito - Matutino
RA: 231222718
Nenhum comentário:
Postar um comentário