Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Os fins explicam os meios?

No processo de explicação e metodificação do fato social, corre-se o risco de tornar o estudo "simplista" ao fazer a análise a partir da finalidade de tal fato. Contrariamente a seu mentor Augusto Comte, Durkheim propõe um estudo profundo dos fatos sociais a fim de dar-lhes uma explicação coerente e efetiva, baseada nas forças que o compõem e na sua natureza, e não somente na sua utilidade para o meio social.
Afinal, o estudo dos fatos sociais compreende uma análise histórica e e seus reflexos no presente para que se possa construir um melhor futuro. Analisar apenas os efeitos que estes fatos causam em nosso meio é deveras superficial e abstrato, sem muita aplicação prática. Estes efeitos têm uma origem com a ação do ser humano e é esta origem e as cadeias que se originam dela e formam as mais diversas instituições que fundamentam nossa sociedade.
Um dos grandes motivos de tantas medidas drásticas que estão sendo debatidas e tomadas em nosso país, como a redução da maioridade penal e os "justiceiros populares", que são cidadãos que resolvem fazer justiça com as próprias mãos ao punir, com linchamentos em plena rua, criminosos, acreditando estar varrendo do meio social uma patologia, é justamente a crença na finalidade como a explicação para os fatos sociais. Ao contrário, muitos de nossos problemas podem ser resolvidos quando olharmos nossas bases sociais - um sistema educacional arcaico, uma cultura de "jeitinhos", pequenas corrupções diárias, e um sistema penal falido - e enxergarmos na sua reforma a melhor solução para a onda crescente de crimes e violência.
Somente conhecendo a origem e as bases sócio-culturais nos quais se sustentam os fatos sociais observados é que teremos em mãos as ferramentas necessárias para a transformação social que propõem os sociólogos ao estabelecer o método de estudo dos fatos sociais.

Hiago Andrioti Cordioli
1° ano - Direito - Período Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário