Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Resposta sem pergunta

"Le cœur a ses raisons que la raison ne connaît point." (Blaise Pascal)

         Em As Regras do Método Sociológico, o sociólogo francês Émile Durkheim discorre sobre o fato social – dito como intrínseco à todas as sociedades que já existiram e existirão, e o qual ele acredita ser, em grande parte, a justificativa das ações do ser humano no meio coletivo – e o funcionalismo, teoria sociológica concebida visando à melhor compreensão dos fenômenos sociais.
         O fato social, se compreendido literalmente à maneira de Durkheim, coletivizando as ações humanas em causa e consequência premeditadas por regras sociais coercitivas, pode ser entendido como um fator limitante do que se acredita ser o fator diferencial do homem como ser racional. Em outras palavras, a teoria do fato social de Durkheim pode ser interpretada como redutora da complexidade humana de modo considerável, se não ofensivo.
         O funcionalismo também emergiu em época de conturbadas mudanças sociais na Europa, palco de sua elaboração. A teoria do funcionalismo tem base no estudo das funções específicas desempenhadas pelas instituições que integram uma sociedade, sendo estas classificadas em funcionais ou desfuncionais (caso haja algum efeito prejudicial provindo das  mudanças sociais causadas, por exemplo, pelo mau funcionamento de alguma dessas instituições).
         Quiçá com boas intenções na elaboração de sua teoria, Durkheim, assim como o posterior Marx, talvez tenha pecado na extrema pragmatização do ser humano. Por ser tratarem de seres dotados das mesmas faculdades mentais, sejam racionais ou emocionais, não raro alguns comportamentos se repetem de tempos em tempos, de sociedades em sociedades. Ainda assim, talvez a resposta desenvolvida por Durkheim  – baseada  na imposição de padrões  profundos encontrados em sua teoria  – seja fruto mais de presunção do que real entendimento do funcionamento do ser humano e das sociedades como um todo. Afinal de contas, o autor tenta estabelecer um método de estudo linear e homogêneo para o entendimento das sociedades quando estas são formadas de homens, os quais são seres passionais e volúveis, além de não necessariamente estáveis e passíveis de um estudo prático semelhante ao encontrado em manuais. O que move um homem não necessariamente irá mover outro de maneira exata em situação semelhante, uma vez que a cada julgamento exercido, há a possibilidade de influência de inúmeras razões individuais.

         Da mesma forma, o conceito de funcionalismo é indubitavelmente relativo, se aplicado ao modo de Durkheim. Sendo as sociedades e suas formas, seus costumes, sua cultura, e tradição suscetíveis aos indivíduos que a integram, o conceito de anomia, caos ou mesmo a classificação de uma sociedade como problemática pode vir a ser duvidosa e injusta, uma vez que para o exercício de tal julgamento, é necessário se tomar base em preceitos que podem não compreender absolutamente todas as sociedades.
          "Há mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia". Shakespeare sim parecia dar mais crédito às complicações que regem o universo humano.


Nicole Vasconcelos Costa Oliveira
1º ano, Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário