Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Relógio

O pensamento de Émele Durkheim se apoia na ideia de que não é possível um fato se explicar simplesmente por si só, e sim que a explicação de um fato social está sempre em outro fato social.
Utilizando um relógio como metáfora para a sociedade, podemos observar o seguinte: enquanto o relógio funcionar perfeitamente, não é necessário que sejam feitas mudanças neste. Quando o relógio de alguma forma apresentar um defeito que prejudique seu funcionamento como um todo, é necessário então que haja interferência humana para seu conserto. Sem abrir o relógio e analisar suas peças, ainda que não se saiba qual delas, sabe-se que alguma está com defeito e que o erro desta prejudica o funcionamento de todo o conjunto chamado “relógio”.

Aplicando a metáfora acima para a sociedade, temos que as peças são os indivíduos e as instituições. Sendo assim, quando a sociedade apresenta algum problema – como por exemplo a criminalidade – podemos observar, através da visão de Durkheim, que esse fato com certeza se dá pela falha de alguma instituição, não sendo uma falha pontual daquele indivíduo que apresentou algum tipo de impacto negativo à sociedade.

Julie Araujo
1º Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário