Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Justiceiros e Injustiças

Para Durkheim o funcionalismo nada mais é do que uma teoria na qual cada indivíduo possui uma função na sociedade, assim como o corpo humano, no qual cada órgão possui uma função. Isso tudo é regido pelo fato social, que é exterior e coercitivo e que de certa forma se interliga a outros fatos sociais.
Quando existe uma anomalia social e a sociedade se enfraquece, pode ocorrer o surgimento de justiceiros, como aqueles que muitas vezes aparece em quadrinho e séries, como o Arqueiro Verde e o Batman, que aparecem para suprir uma função estatal, que acaba criando força e apoio à sua atuação.
No entanto ao contrário do que frequentemente acontece nestes trabalhos de ficção, o justiceiro não pode ser visto como um bem social, um herói, e sim como uma patologia, um ponto fora da curva, que justamente demonstra a fragilidade da sociedade na qual estão inseridos e pode anunciar o início da decadência de um ponto de vista social.
Trazendo para a atualidade é possível enxergar esse fato na atitude de indivíduos que pela falta de fé no Estado, decidem tomar decisões precipitadas e cumprir funções como a de defesa pessoal, através do porte de armas e atitudes contra crimes hediondos, tal como o linchamento de estupradores, causando cada vez mais caos e desordem.

Iago de Oliveira Taboada- Direito Diurno 1º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário