Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 25 de março de 2012

Na dúvida, experimento!

Não é de se estranhar quando entramos em um laboratório e nos detemos na imagem de um químico repetindo diversas vezes o mesmo experimento e juntando diversos resultados de uma mesma experiência. Após essa fase de colhimento de informações o cientista agrega todos as respostas e de lá tira uma, dita como verdade. Já é antiga a prática de se realizar inúmeros experimentos para obter o resultado mais próximo do "verdadeiro". E podemos encontrar sua origem no pensamento baconiano que defendia a associação da experimentação empírica e o raciocínio lógico, pois admitia a falibilidade de ambas práticas. Juntando-se as duas alcançaríamos respostas verdadeiras.
Seu pensamento ilustra muito bem a ciência atual na medida que preza a excessiva comprovação e desconsidera a produção de conhecimento sem algum fim. Bacon, para demonstrar a sua visão quanto a produção de conhecimentos, critica os filósofos gregos que apenas se preocupavam em desenvolver pensamentos, mesmo que não se encontrasse fim prático.
Bacon ainda nega a metafísica já que essa não possui comprovações experimentais, é baseada totalmente no desenvolvimento do raciocínio e não possui como alvo de seu desenvolvimento um fim útil. Muito interessante todo seu pensamento. Contudo, a ciência, que adota esse método, já nos mostra como ele é falho. Todos os dias presenciamos retificações de "verdades". Foi sim um grande desenvolvimento que chegamos, mas essa forma de pensamento já não satisfaz mais a modernidade. Resta saber o que irá substituí-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário