Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 25 de março de 2012

"Pai do empirismo"

Francis Bacon, filósofo considerado o “Pai do Empirismo”, é uma das principais influências aos pesquisadores científicos da sociedade atual, devido ao seu conceito de construção científica, baseado na combinação entre razão e experiência.
 A idéia baconiana está vinculada à prática, assim como as experiências científicas do mundo contemporâneo,  pois as principais descobertas científicas foram frutos da construção da ideia na mente, seguida de uma série de experiências, afim de comprova-lás através da utilização dos sentidos.
Bacon critica o caráter especulativo da filosofia e a mente guiando por si mesma, pois, de acordo com a sua concepção de ciência, o conhecimento irreal é fruto apenas do exercício da mente, sem bases experimentais.
Cientistas da sociedade atual seguem a concepção de Bacon sobre a ciência, cuja principal função é o bem estar do homem, pois as principais descobertas do ser humano foram frutos de especulações e experiências, como a criação dos motores a combustão,  dos transplantes de órgãos, das vacinas, da roda e entre muitas outras invenções que foram fundamentais ao desenvolvimento da sociedade.
A ciência é o principal instrumento de desenvolvimento da sociedade e só é possível devido a anos de exercícios da mente, especulações e experiências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário