Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 25 de março de 2012



Bacon X Conhecimento Filosófico

Francis Bacon, em Novum Organum , defende a busca do conhecimento através da exploração e da  experimentação, buscando uma ciência útil, que alivie e melhore a condição humana, e para chegar a esse conhecimento, Bacon propõe o método da indução, sendo o precursor do empirismo, sendo considerado por muitos o fundador da ciência moderna.
Por defender o experimento, Bacon despreza a filosofia e culpa os ídolos da caverna, do foro, do teatro e da tribo, pelas falsas percepções do mundo, e diz que a filosofia em nada contribuiu para amenizar a condição humana, para ele nenhuma descoberta filosófica teve função prática.
O método proposta por Bacon em seu livro realmente é mais eficaz, e proporcionou para o homem contemporâneo a possibilidade de fazer inúmeras descobertas importantes que só puderam se feitas devido a compreensão de matérias invisíveis ao sentidos (recomendação feita por Francis Bacon).
Porém é necessário entender que mesmo que o método de Bacon seja mais eficaz e mais utilizado não é necessário que se abandone os outros métodos como o filosófico, pois todos eles possuem seu espaço. Também é importante entender que os ídolos não geram somente percepções falsas, o conhecimento gerado de forma não empírica também tem seu valor, principalmente em uma sociedade onde as dúvidas nunca cessam, e o conhecimento, independente  do método utilizado, mais do que nunca é sinônimo de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário