Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 25 de março de 2012

Contrariedade Tão Antiga quanto o pensamento


             
           No estudo filosófico de Francis Bacon ocorre o desenvolvimento de um novo método de estudo científico que ele chamou de Instauratio magna (Grande restauração), método que revolucionaria o campo epistemológico, este guiado até então pelos pensamentos de Platão e Aristóteles. Dentre suas diversas críticas Bacon argumentava que o pensamento em si, o discurso pelo discurso, a retórica sozinha, eram tão estéreis perante a sociedade humana quanto qualquer outra discussão informal, pois apesar de profundas e filosóficas nem sempre tinham efeito influenciador na melhora nas condições de vida do ser humano.
            A partir desse preceito Bacon coloca como principal agente de seu novo método o empirismo, ou seja, o uso das experimentações científicas objetivando comprovar novos conceitos, estes que não seriam descobertos apenas pelo uso do raciocínio visto que a natureza tende a surpreender os valores pré-estabelecidos pelos seres humanos. Apesar de ser um dos maiores influenciadores do raciocínio que rege a ciência atual, Bacon tem em seus valores primordiais a existência de um Arquiteto Maior cujas intenções divinas elaboraram seus objetos de estudo: a natureza e o ser humano.
            Ao mesmo tempo temos outro exemplo desse mesmo raciocínio em um campo dado como oposto: São Tomé,- que na cultura católica é conhecido por sua incredulidade, a própria premissa de estudos de Bacon e Platão - apóstolo de Cristo, Tomé era dito como o maior dos teólogos cujos questionamentos possibilitaram a Revelação de Cristo e da santa trindade, mas como ato mais marcante, duvidou da ressurreição de Cristo. O teólogo e os grandes questionadores do pensamento aparentemente têm pouco em comum, mas trazem a contrariedade mais antiga e persistente até os dias de hoje: aquela entre o desenvolvimento da razão e a fé (não importando qual) visto que apesar dos avanços modernos, a existência de uma divindade ainda não foi provada, nem o oposto.
        Apesar do momento de grande desenvolvimento cientifico em que nos encontramos, tais  questões tão antigas quanto o próprio pensamento ainda nos rondam, colocando em perspectiva o nosso real conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário