Através dessa discussão podemos começar a distinguir o conhecimento científico do conhecimento não científico, o que é uma competência que não nasce conosco, mas no próprio conhecimento, sendo tal capacidade primordial, crucial e básica àqueles que estão ingressando no universo científico que a universidade representa. É daí que será feita a separação entre o senso comum e conhecimento científico aprofundado; é daí que será separada a informação sem bases sólidas da informação científica, apoiada em dados experimentais e estatísticos, que é confiavel e útil na produção de mais conhecimento.
A partir do texto podemos também fazer relações entre ciência e tecnologia. A ciência surge através do conhecimento e volta-se à produção de tecnologia; que através do domínio da natureza fornece ao homem melhores condições de produzir mais conhecimento. Há portanto um elo que liga ciência e tecnologia, sendo essencial em áreas como engenharia e biologia. É o conhecimento criando meios de produzir mais conhecimento, com mais precisão e em menor intervalo de tempo.
Por fim, concluo que a maior contribuição do texto para mim, é a apresentação da maneira como se deve tratar os diversos tipos de conhecimento; a distinção que se faz entre conhecimento científico e demais ciências, o que nos possibilita olhar para o mundo prontos para, com menor ingenuidade, aproveitar o melhor de cada informação e descartar aquelas que de certa maneira não acrescentam nada e confundem toda a linha de raciocínio, que juntamente com a metodologia, deve ser seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário