Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2012

A incoerência de Bacon na atualidade

     Francis Bacon, em meados do século XVII, relatou em sua obra "Novum Organum"  a necessidade do homem dominar a natureza, contudo, essa teoria não pode ser aceita atualmente, já que o planeta enfrenta diversos problemas nesse sentido.
     Nessa obra ele explica a importância de desvendar os mistérios da natureza, para assim dominá-la e usá-la em benefício da sociedade. Considerando isso mais importante que a própria vitória no campo da argumentação. Busca, portanto, uma utilidade prática da ciência, criticando os gregos que, apesar de sua filosofia amplamente desenvolvida, não levou a nenhuma ação.
     Na época de Bacon, tal pensamento era adequado, afinal a I Revolução Industrial estava às vésperas de acontecer e os intelectuais só visavam um maior progresso e tecnologia, sem enxergar o outro lado. O lado da natureza que a partir daí sofreria agressões cada vez maiores chegando a uma situação irreversível e extremamente danosa para a humanidade.
     É clara, portanto, a incoerência dos ideais baconianos nos dias de hoje, já que a preocupação com o meio ambiente só vem aumentando em contraste com a ideia de utilizar a natureza de modo "descartável", num processo de consumo desenfreado. Há ainda, muito a ser feito, muitas ideias e hábitos a serem mudados, mas não há lugar para tais conceitos na atualidade..
     Não é correto ignorar todas as ideias de Bacon baseando-se nisso, obviamente muitas de suas teorias são importantes para a atualidade, como por exemplo o "Novo Método", no qual mostra a importância da ação perante ao mero exercício da mente, numa clareza científica que se opõe à fantasia. Assim sendo, é necessário saber avaliar quais conceitos ainda são aplicáveis na e quais não se encaixam no contexto da sociedade contemporânea, pois Bacon, sem dúvida, foi um grande filósofo, porém muitas de suas ideias são antiquadas para os novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário