Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2012

O Conhecimento na atualidade


O conhecimento de nada serve se não pode ser aplicado, assim como um instrumento musical nada serve a quem não sabe tocá-lo. Esta é a ideia defendida por Bacon na obra ‘’Novo Organum’’, em que ele faz crítica a ciência como mero exercicio da mente, ou seja, defende a ação e não o discurso. Bacon é por muitos considerado o pai da idade Moderna, já que também dizia que a busca do conhecimento deve ser por meio da exploração e experimentação sem limites, e que o conhecimento nunca é suficiente.

Bacon defende também que a verdadeira ciência atua como representação das reais intenções divinas, e que a natureza deixada a seu ‘’prazer’’ é hostilizada, porém quando dominada pela ciência é útil e benéfica. Relacionando os pensamentos discorridos a cima, podemos concluir que a exploração da natureza, a pesquisa, e as ações initerruptas são as únicas maneiras de interpretar, compreender e vencer essa mesma natureza. Pode-se então fazer certas observações no contexto atual sobre os escritos de um pensador com mais de 300 anos; que para se dominar a natureza é necessário conhecimento, e tal conhecimento só é válido se aplicado, tornando verdadeira a afirmação ‘’conhecimento é poder’’.

A afirmação citada acima é atualmente a raíz da nossa sociedade, uma vez que não existem mais apenas pensadores, idéias não testadas, e sem serem colocadas em prática são consideradas inúteis, portanto, esses fatos tornam o argumento apresentado uma verdade. Atualmente apenas se valoriza aquilo que traz benefícios, que foi provado, e que é palpavel, que pode ser aplicado no dia a dia, e isso move a sociedade, as ações.

Pode-se então concluir que os pensamentos de Bacon motivaram e foram a base para os ideais de conhecimento da sociedade moderna, uma vez que ainda existem praticantes do pensamento como exercicio da mente, porem, os que são realmente valorizados são aqueles os quais o pensamento pode ser aplicado e trazer resultados positivos a sociedade, ou a aquele que o elaborou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário