Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Contribuições Nulas?

Em uma de suas afirmações mais categóricas e extremistas, Francis Bacon critica os filósofos gregos e as ciências deles derivadas considerando seus frutos como contribuições nulas para a sociedade quanto a aliviar e melhorar a condição humana.
Embora criticados pela extrema contemplação, os filósofos gregos como Platão pautaram aspectos políticos atemporais, entre eles pode-se destacar a teoria platônica da necessidade dos melhores governarem; uma vez que procura-se o melhor profissional para atender a qualquer situação, com os governantes não deveria ser diferente.
Da mesma forma, as reflexões filosóficas políticas modernas pareciam infrutíferas até as recentes revoltas denominadas como Primavera Árabe. Essas revoltas ocasionaram a queda de diversos ditadores e possibilitam o estabelecimento de democracias em países com pouquíssima liberdade política anteriormente.
Reflexões filosóficas são uma necessidade da humanidade, mesmo que inicialmente não apresentem benefícios à condição humana, porque, a longo prazo, os frutos de sua influência demonstrarão ser seu caráter benéfico ou maléfico, mas não sem modificar um pouco da vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário