Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A religião como fator de mudança na sociedade

O acúmulo de dinheiro,por parte da população, e consequentemente o início do capitalismo tiveram grande influência de uma religião: a protestante. Enquanto para os católicos obtenção de bens e dinheiro era condenada, para os seguidores do protestantismo não era.

A crença por parte dos calvinistas foi decisiva para o crescimento de alguns países, como os Estados Unidos. Esse crescimento foi tanto economicamente, como territorialmente. Para a salvação de seus seguidores, a doutrina protestante dizia que era necessária a acumulação de bens, fazendo o possível para reduzir os gastos e assim juntar cada vez mais. Eles também acreditavam na predestinação de seu povo, ou seja, que eles eram os escolhidos por Deus e Este os ajudaria a melhorar de vida. Isso foi um fator decisivo na história norte-americana: eles acreditavam na conquista do oeste, pois essa seria a vontade de Deus.

A ética dos protestantes foi realmente decisiva para uma racionalização da fé, sendo que seus seguidores ,diferentemente dos católicos , buscavam o lucro e o sucesso na vida mundana. Sendo assim, teriam sidos os escolhidos e se salvariam, não por praticar bons atos, como ajudar o próximo ou fazer caridade e sim pelo dinheiro que conseguiram juntar durante sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário