Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Racionalização do capitalismo

Em sua obra: A ética protestante e o espírito do capitalismo, Marx Weber analisa o moderno capitalismo que surgiu no final do século XVII e no começo do século XVIII. Entretanto deixa de fora da análise o capitalismo rudimentar, já que a ànsia pura e simples por lucro não é novidade.

Weber faz uma análise a partir da Reforma Protestante, já que foi a partir dela que houve uma nova forma de conceber a economia. Pois até então na tradicional Igreja Católica Romana, a devoção religiosa estava normalmente acompanhada da rejeição dos assunto mundanos.
Enquanto no protetantismo, o lucro era visto como sinal de fé e salvação.

Passa a existir então uma racionalização da vida economica, há uma procura racional pelo ganho econômico, pois há idéias e hábitos introduzidos pela religião que o favorecem, já que a nova maneira de conceber o trabalho, o lucro acabam influenciando a economia.

Não devemos nos esquecer que naquela época a religião era considerada fundamental e predominante. Ou seja o início desse capitalismo moderno teve uma motivação religiosa(pois esta influenciava os diversos aspectos da vida humana, incluindo a economia) e não econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário