Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agora sim, boa noite!

Max Weber, por meio da ética protestante, intenta em explicar o espírito do capitalismo. É sabido que a doutrina católica condena a usura, dessa forma, é notório que o pensamento predominante na Europa nessa época é herdeiro dessa moral cristã. Logo, embora a Reforma Protestante tenha obtido um alcance significativo, seria tão provável que em alguns anos ela fosse capaz de transformar uma mentalidade milenar?

O capitalismo não nasceu ou se beneficiou do advento do protestantismo, visto que a causa deste foi de caráter religioso. A explicação mais plausível é que o europeu começara a mudar suas concepções e, consequentemente, o capitalismo começara a se desenvolver. Weber traz um exemplo de um produtor que comprava tecidos de camponeses e vendia os produtos a intermediários, os quais os revendiam aos consumidores. Tempos mais tarde, os produtores, para aumentar os lucros, mudaram o método de comercialização: transformaram os camponeses em operários, dispensaram o serviço dos intermediários e forneciam diretamente os produtos aos fregueses conforme seus gostos e necessidades. Para tal transformação, fez-se dispensável a ética protestante como princípio explicativo.

Como fora citado anteriormente, a moral católica condena a usura, entretanto, de forma alguma se opõe ao enriquecimento proveniente do trabalho honesto e digno. Não é verdade que o católico prefere "dormir sossegado", pois uma vez que também é capitalista, irá racionalizar seus investimentos. A mentalidade do europeu passou por uma transformação durante a decadência do feudalismo e o surgimento do capitalismo comercial, quando a economia de subsistêcia deixou de ser predominante em detrimento do lucro.

É inconcebível dissociar o protestante do católico, pois segundo o próprio Weber afirma " O fabricante que se opuser por longo tempo a essas normas será inevitavelmente eliminado do cenário econômico, tanto quanto um trabalhador que não possa ou não queira se adaptar às regras, que será jogado na rua, sem emprego." O espírito do capitalismo está além da ética protestante, caso contrário eu ( católica) preferiria dormir sossegada a discutir esse assunto a essa hora da madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário