Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A compreensão sociológica e o lugar da ação social

Segundo Max Weber, o objeto da sociologia envolve uma reconstrução do sentido subjetivo original da ação e o reconhecimento da parcialidade da visão do observador, baseada em um juízo de valor. Seu método principal consiste na elaboração de “tipos ideais”, isto é, elaborações conceituais do objeto examinado, que permitam comparações e a percepção de semelhanças e diferenças com os fenômenos estudados. Seu objeto de investigação é a ação social, que é todo comportamento cuja origem depende da expectativa ou reação da parte receptora da ação. Por exemplo, a ação social se manifesta quando alguém escreve uma carta, esperando que outro a leia.

Diferentemente do discurso positivista, em que a ordem social se impõe sobre o individuo como força exterior e coercitiva à ele, o individuo de Weber age levado por uma motivação, que se torna social na medida em que leva em conta outros indivíduos.

Embora insistisse na metodologia rigorosa, Weber também rejeitava a fé positiva de que a ciência social pudesse alcançar o empirismo das ciências naturais. A realidade social, criada pelos atos humanos e pelos significados que os seres humanos a eles atribuem, é complexa e imprevisível demais para ser explicada de maneira adequada, ou mesmo plenamente compreendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário