Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Diferenças culturais formam o mundo e novas ideologias

  Max Weber defende que os homens não se movem necessariamente  pelos valores da classe social à qual fazem parte, vários outros fatores são tão importantes para a interpretação da ação social quanto os econômicos. O autor defende que os fenômenos não possuem uma única explicação, por isso a ciência social deve analisar os fatos priorizando os valores do indivíduo em questão.
  Toma-se como exemplo a atual situação de vários países islâmicos, quem em virtude da defesa de sua soberania e seus costumes não admitem a entrada de exércitos ocidentais para ajudar a controlar o caos interno despertado principalmente pela revolta da população perante o autoritarismo dos ditadores. Analisando-se pela cultura ocidental, negar ajuda externa em um momento desse parece algo insensato porém deve-se analisar o rigor dos costumes destes países, e a grande repercursão que pessoas com costumes diferentes poderia causar na sociedade e na vigência de tais costumes.
  O recente caso de  Anders Behring Breivik traz a tona um embate cultural, vinculado a ideias capitalistas como "desenvolvimento" e "progresso". Anders assassinou uma série de pessoas na Noruega e justificou seus atos através de um documento, entre os seus argumentos foi fortemente contra a miscigenação pois conclui,por exemplo,  que a “mistura de raças” do Brasil seria um dos fatores que geram a desigualdade social e o subdesenvolvimento do país.
  A ação social de Anders ao ser analisada em um país miscigenado como o Brasil causa completa indignação, já ao ser analisadas por neo-nazistas alemães ou em todo o mundo pode condizer totalmente com seus valores.
  É essas diferenças que Weber trata, a análise da ação social deve ser feita embasada nos costumes e valores do cidadão que a praticou e não do cientista que a está abordando.

Danielle Tavares, 1º noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário