Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Ciêntifico

Para Engels, a metafísica não servia por ser apenas uma forma de imaginar o mundo. O método a ser pregado era a análise intensa da realidade. A partir de um elogio ao Iluminismo, Engels busca uma racionalidade burguesa e defende uma luta burguesa a qual seria definida como destruição dos privilegios de classe.

Engels faz crítica ao socialismo utópico, por este apresentar a ideia de socialismo como revelação de alguns homens "iluminados". Contudo, para Engels essa ideia é totalmente errada uam vez que " a verdade absoluta não está sujeita a condições de tempo e espaço nem ao desenvolvimento histórico da humanidade".

O imperativo seria então situar o socialismo na realidade. Assim, uma pesquisa cientifica faz-se necessária, uma vez que é a partir do entendimento da realidade e dos fatos que se processa teorias. Segundo Engels os novos fatos, as novas descobertas fariam necessária uma nova análise de toda historia da luta de classes, nas quais os protagonistas permanentes seriam burguesia e proletariado.

A importância de Engels e do Socialismo ciêntifico está intimamente relacionada com a pesquisa ciêntifica, a importância dada a essa pesquisa e às descobertas provindas destas. Tal mudança ideológica traz grande progresso na análise tanto do capitalismo quanto das vontades de mudança representadas pelas teorias socialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário