Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aula de filosofia socialista

No folheto "Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico", Engels explica o socialismo desde suas origens ao pensamento de Marx de maneira simples e concisa, visando educar os trabalhadores.

Na primeira parte da brochura, discorre sobre o socialismo utópico, idealizado por personalidades como Saint-Simon e Robert Owen, dentre outros. A sociedade num regime socialista utópico só funcionaria se todos em tal sociedade estivessem cientes do funcionamento dela e acreditassem que ela esse é realmente a melhor maneira de se organizar como sociedade.

Na segunda parte da obra, demonstra a concepção materialista da história (o materialismo dialético-histórico) e como ela é necessária para analisar a condição em que se encontrava o mundo, economico e socialmente. Já na terceira parte, menciona o capitalismo e as contradições encontradas nesse sistema.

O que podemos extrair do escrito de Engels ao final de sua análise é uma outra intenção além da de educar os trabalhadores, que é a de expor a cientificação do socialismo depois de mostrar a sua evolução de algo lindo, porém irrealizável, para o temido concorrente do capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário