Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Energia revolucionária

  Friedrich Engels foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Revolucionário pois diferentemente dos outros teóricos da época, Engels e Marx em vez de priorizarem a análise da sociedade preferiram a análise de transformação da mesma, da sociedade presente e de soluções para superar as contradições capitalistas.
  O socialismo científico se diferenciava do utópico por possuir uma base racional e iluminista.  Engels criticava a liberdade restrita a uma só classe que adveio da revolução francesa.Exatamente por isso ele não aceita as primeiras idéias de um socialismo preconizado do início do século XIX,o socialismo primitivo. Para Engels, o que nos leva ao socialismo são as condições históricas, pois já estarem na sociedade, o socialismo deixaria claro o potencial que os operários possuem, e esse deveria ser estimulado para vir a gerar uma energia revolucionária.
  Atualmente percebe-se um déficit dessa energia revolucionária, ao contrário do que Engels defendia, vê-se um conhecimento fragmentado em que o trabalhador não se vê no produto final . Muitas vezes os trabalhadores se sujeitam à péssimas condições de trabalho , pois dependem do emprego para seu sustento e são alienados e despreparados para consegui-lo de outra forma, sendo assim perdem o vigor e a força para lutarem por seus direitos.Engels afirma que a riqueza que o capitalismo gera não atinge a todos e por isso há a marginilização da mão de obra e o aumento da pobreza.
  É dessa contradição que surgirá a sua superação,pois a partir de um momento não será mais possível extorquir o trabalho das pessoas para que o modo de produção sobreviva.O capitalismo não possui limites para sua manutenção material, pois vale-se da ciência e tecnologia mas há outros tipos de limites, inclusive morais, que podem travar o sistema. Ele acrescenta que deve-se entender as artimanhas do capitalismo, que consegue explorar até mesmo quando nossos sentidos não conseguem perceber. Hoje em dia é possível encontrar uma grande diversidade de propagandas que bombeiam nossa mente e nos inclinam ao consumo excessivo, trabalhadores vêem o fruto de seu árduo trabalho dissolver-se em produtos que se mostram mais como futilidade do que como necessidade.
  Ainda hoje ,essas idéias de Marx e Engels possuem ampla difusão e influência mundial. Como exemplo tem-se os países atualmente socialistas: China, Cuba, Laos, Coréia do Norte, Vietnã.  É importante ressaltar que estes países são conhecidos como "Estados comunistas", pois seus partidos mandantes geralmente usam o nome "Partido Comunista do [país]." No entanto, os próprios países referem-se como repúblicas socialistas, não comunistas, em suas próprias Constituições. Porém esses países não conseguiram passar da fase da ditadura do proletariado, que é a primeira do socialismo de Marx e Engels, sendo considerados ,portanto ,tentativas falhas ou incompletas da implantação do sistema.
  Apesar de ainda não terem sido colocadas totalmente em prática, a proporção que as ideias de Engels atingiram em âmbito mundial foram extremas. Sua ideologia é alvo de críticas e veneração e modifica a mente da maioria dos indivíduos que possuem acesso à sua obra.
Danielle Tavares- 1° DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário