Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um passo possivel

O estudos acerca dos escritos de Engels, principalmente no que se refere a sua obra : Do socialismo utópico ao Socialismo científico, acabam por trazer a tona importantes aspectos de visão sobre o que é o socialismo em sua visão própria, a maneira e o local e a ser aplicado e por ultimo mas não menos importante as consequencias desse passo.
É partindo desse aspecto que destaco, que embora Engels busque mostrar o socialismo de forma utópica, ou seja, a ser alcançada, sua visão acerca de como solucionar os males se encontra no estudo da realidade, ou seja, em desvendar a história para saciar seus defeitos, Além de ver o socialismo como algo palpável e possível de ser alcançado. Embora seu livro seja dividido em partes tem como tema central toda a ideologia socialista. Nesse aspecto se destaca-se a importância do socialismo utópico para o desenvolvimento do mesmo, ou melhor explicando, do socialismo utópico e científico para o socialismo real.
Engels observa a sociedade como tendo base na economia, defendendo que esta base é tanto fonte de problemas, como solução. O mesmo ainda discorre acerca do problema da falta de conhecimento por parte dos operários, principalmente no que se refere ao processo produtivo, que leva o operário a uma ignorância no aspecto econômico de sua produção. Tratando sobre as conquencias da aplicação do socialismo, Engels acredita que para que o operariado alcance o poder, torne a sociedade um lugar mais justo ao se pensar além, ou melhor, ausente de distinções de classe, há a necessidade do conhecimento de todo o processo produtivo por parte dos trabalhadores.
Os assuntos abordados por Engels, embora brevemente aqui citados, remotam a todo uma cadeia de pensamentos que defendem um ideal de forma de governo controlado pelos operários, que embora siga uma linha de pensamentos já existentes é, sem dúvida, um olhar mais aplicável de todo um sistema à realidade, servindo dessa maneira à construção do socialismo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário