Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

As influências de Engels

No texto "Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico", Engels tenta mostrar com mais clareza o porque, segundo o seu pensamento, a sociedade chegaria a um ponto em que seria necessário o regime socialista, em que chegaria em um ponto no qual o homem para ser livre teria de realizar a revolução do proletariado.
A intenção de Engels é situar o socialismo na sociedade, fazer uma busca científica para o socialismo, pois ele defende o abandono da metafísica, o abandono da imaginação. O socialismo científico busca analisar a dinâmica do todo, o contexto geral, e não apenas as partes isoladas e estáticas.

Vale lembrar que o Socialismo Científico foi formulado em uma época em que a exploração e a insalubridade estavam presentes em todos os tipos de trabalho assalariado, fazendo com que a imagem que se teria de passar as massas é que o Socialismo não seria um regime alternativo de governo, e sim um progresso necessário, fazendo assim com que a idéia ganhasse um número expressivo o bastante de adeptos para se fortalecer e permitir a realização da tão sonhada revolução do proletariado.
Apesar de não ter tido aplicação real, a obra de Engels serviu para que a população passasse a pensar além do capital e dos benefícios que ele fornecia aos indivíduos. A obra fez com que se questionasse a liberdade em si, que era dada as indústrias e retirada dos trabalhadores, fez mostrar que se a massa se unisse, não existiriam os empresários, dando um poder mais expressivo aos assalariados, o que até hoje tem se mostrado eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário