Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de abril de 2022

Comte e o Positivismo como influenciadores do conservadorismo brasileiro

 Comte e o Positivismo como inspirações para o conservadorismo brasileiro

Tema: Como o positivismo apresentado por Comte possui um papel de inspiração para o moralismo do movimento conservador no Brasil.

Com a ascensão dos movimentos conservadores e moralistas, tais ideologias ganharam certo destaque nas atenções de todos ao redor do mundo. Entretanto, será que as características mais sutis destes movimentos e as suas inspirações negativas advindas do positivismo comtiano recebem atenção na mesma proporção que os discursos de massas constantemente presentes nestes movimentos? 

A resposta para a pergunta colocada anteriormente necessita, primeiro, de uma análise á respeito de quais seriam essas influências comtianas no conservadorismo brasileiro. O positivismo de Comte, entre outros fatores, dá um destaque para a questão de moralidade e da ordem como pontos extremamente importantes para o triunfo do positivismo como física social, pontuando principalmente como a moral tem a função principal de manter a ordem, com contrário também podendo ser aplicado, e quando essas duas funções atuam de maneira harmônica, o progresso, sem se desfazer da moral e da ordem vigente, é alcançado, ou seja, a estaticidade de conceitos considerados considerados corretos moralmente é necessário para manter a ordem que em resultado levaria ao progresso. Assim, fazendo uma menção direta à própria bandeira brasileira e aos discursos amplamente difundidos Brasil afora, o discurso de ´´Ordem e Progresso´´ ultrapassa a esfera do discurso de Comte para estar presente na bandeira brasileira e na boca de muitos brasileiros. Entretanto, essa faceta moralista apenas esconde uma necessidade de muitos brasileiros em manter privilégios conquistados às custas de uma história nacional manchada com sangue de pessoas inocentes, mesmo que, ás vezes, de maneira automática e não consciente.

Portanto, existe uma grande influência do positivismo comtiano nos movimentos conservadores brasileiros, sendo que muitos dos conceitos positivistas presentes no conservadorismo brasileiro escondem a necessidade de manter os privilégios presentes na sociedade brasileira e, para responder a pergunta feita ao início do texto, percebe-se que essas características não recebem o mesmo destaque que os discursos de massa feito por ídolos destes movimentos, pois caso houvesse uma consciência á respeito da origem destes conceitos presentes nos movimentos conservadores e moralistas, provavelmente, muitos de seus seguidores que sofrem com tais ideologias pensariam duas vezes antes de manter a sua defesa á tal bandeira ideológica.

Nome: Pedro Henrique Cleis de Oliveira

Turma: Matutino


Nenhum comentário:

Postar um comentário