Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de abril de 2022

ORDEM E PROGRESSO: PARA QUEM?

          Em primeiro momento, é de suma importância comunicar a respeito do que é o positivismo. É uma filosofia baseada na ordem e na ciência para que haja um progresso dentro da sociedade, é inclusive, a inspiração de origem para o lema da bandeira nacional: Ordem e Progresso. Tal princípio demonstra sua vontade de manter a ordem dentro das instituições e o aceite de determinadas posições sociais para o bem maior da sociedade. Porém, se analisada a fundo, é válida a dúvida: Afinal, quem deve manter a ordem para que os outros obtenham progresso?  

Em seu exercício nos dias atuais, a filosofia se torna uma forma de dominação e até mesmo uma justificativa para o mantimento de instituições sociais, fazendo com que se perpetue a ideia de que é necessário que determinados tipos de pessoa sofram para que os outros vivam bem. Dentre tais tipos, se localizam facilmente os marginalizados pela sociedade, que ao mesmo tempo, são sua principal força, seja na economia (com subempregos) ou até mesmo em instituições sociais como a família.  

Dessa forma, é visto que tal pensamento se torna o principal discurso do conservadorismo pois, além do avanço, o positivismo defende que ele deve acontecer nesse instante, logo não compactua com a ideia de que se deve evoluir agora para um benefício futuro, mas exige recompensas imediatas, fortalecendo assim cada vez mais a exigência dentro daqueles que acabam em situações desfavorecidas na prática de tal teoria. 

Sendo assim, pode-se concluir que ainda que a filosofia defenda a evolução, a mesma não é para todos, o que reforça e reformula a dúvida de início: Afinal, quem deve se manter em ordem, para que os outros obtenham o progresso? 


Maria Cecília S. Mateus

1º Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário