Avante! Esse é o lema do positivismo, o pensamento que deu origem à sociologia. Em suma, seus ideais são pautados na valorização do pensamento racional e da ordem. Nesse sentido, é uma ciência que preza pelos conhecimentos científicos, dizendo que o estado mais avançado da humanidade seria o pensamento baseado na ciência, abandonando crenças místicas. Sendo assim, entende-se que é um pensamento, que levado aos extremos, pode se tornar elitista e excludente.
Sob esse viés, cabe ressaltar que a valorização da ordem leva à criação de noções do que seria “normal” e assim, cria segregações e preconceitos. Nessa perspectiva, o pensamento que cria um ideal torna impossível que todos sejam reconhecidos. Bom exemplo disso são as escolas militares, símbolo do positivismo, as quais são conhecidas pela rigidez e uma maneira retrógrada de atitude. Por isso, é comum que as metas estipuladas pelo positivismo sejam vistas como barreiras da criatividade e livre expressão.
Pelo supracitado, infere-se que a ciência propagada por Augusto Comte tende a buscar o “correto” e “evoluído” eliminando o que é visto como contrário a isso. Desse modo, mesmo com um viés que pregue a evolução da humanidade, essa ciência pode ser tida como conservadora..
Nenhum comentário:
Postar um comentário