Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de abril de 2018

Marx ainda persiste?

Entre os séculos XVII e XIX, a sociedade europeia teve suas bases transformadas pela chamada Revolução Industrial. O trabalhador, a partir desse período, viu sua liberdade ceifada de si e sua vida condicionada ao tempo das máquinas. Na falta de legislação que os protegesse, proletários dessa época se organizaram em diversos movimentos antagônicos ao sistema vigente. Assim, Marx, juntamente com Engels, desenvolveu nesse período o que chamou de Socialismo Científico: uma teoria revolucionária que previa que, com o aumento exacerbado dos valores capitalistas, esse sistema entraria em colapso, dando espaço a uma nova sociedade, a sociedade socialista e, posteriormente, comunista.

Isto posto, analisando a teoria de Marx, no contexto em que .foi proposta, percebe-se que ela era cabível na medida que, no ritmo em que o capitalismo estava evoluindo, sem muitas ideias de oposição que o regulassem, o mais provável mesmo seria um colapso. Via-se uma sociedade doente e um proletariado sedento por mudanças.

Entretanto, o que Marx não contava com é que, no fracasso da revolução socialista, o proletariado encontraria, dentro do próprio capitalismo, maneiras de se proteger. Assim, nota-se hoje que, com a conquista dos direitos sociais e trabalhistas na maioria dos Estados, a condição dos trabalhadores hoje é muito superior a da dos do século XIX. Portanto, o sistema não caminha mais de maneira tão desenfreada a seu ponto de saturação e subsequente destruição. Contudo, não é por isso que o que foi proposto por Marx não tenha mais validade.

Tomadas as devidas ressalvas, as ideias socialistas aina têm papel fundamental na fase atual do capitalismo. Primeiramente, elas servem de antítese ao sistema, regulando-o em seus exageros. Além disso, mesmo que a revolução como prevista por Marx talvez nunca chegue, o proletariado continua em busca de seus direitos e de sua liberdade e, assim, baseados no que Marx propôs, ainda podem almejar uma sociedade mais justa. Portanto, percebe-se que, mesmo sendo de maneira mais indireta, a ideias socialistas são sim ainda  válidas no século XXI.

Luca Gajevic Goloni - Turma XXXV - Matutino



Nenhum comentário:

Postar um comentário