Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de abril de 2018

Anacronismo Marxista

   Caracterizamos os trabalhos de Karl Marx como socialismo científico ou real, pois enquanto outros pensadores da época apenas criavam soluções utópicas, ou seja, não ilustrando o caminho para o socialismo, Marx expande a noção entre as relações do proletário x burguês e elucida o caminho para fim do sistema capitalista.
   Numa dessas formas de elucidar a queda do capitalismo, Marx nos explica sobre a dialética materialista. Explicando sucintamente, acabam a especulação, os conceitos de socialismo são trazidos a realidade. Contudo, ao pensarmos na realidade do século XXI. O comunismo de Marx não seria antiquado (com todo o respeito a todo trabalho de Marx) à nossa realidade ?
   No século XIX, inegavelmente o proletário era explorado semelhantemente ao sistema escravista, longas jornadas de trabalho, péssima remuneração e castigos físicos, obviamente que no século XXI essa escravidão não acabou, mas diminuiu bastante. Obvio também que ainda giramos na órbita do capitalismo, isso quanto a política, formação individual, estilo de vida e etc, mas hoje, o capitalismo não enfoca industrias ou fábricas, ou seja, não está mais tão interessado na força de trabalho braçal do proletário porque conhecemos a "tecnocracia", a força de trabalho das máquinas. Estamos em outra era, e nessa há o predomínio do capitalismo financeiro, e seguindo essa linha de raciocínio é difícil pensar em "Mais Valia" de Marx, como analisar projetos realizados em redes imateriais da internet, e concluir se o lucro foi proporcional e repartido conforme a horas gastas no trabalho ?
   O que esta sendo questionado nessa reflexão não é a veracidade dos trabalhos de Marx, pois sejamos categóricos, ter seu livro como doutrina política de aproximadamente trinta países não é qualquer coisa, o que está sendo questionado, é se os métodos propostos por Marx para o alcance do Comunismo, sobre a realidade do proletariado no século XIX e também sobre o fim do sistema capitalista estariam de acordo com a nossa realidade. Isso é colocado em cheque porque muitas pessoas, seja por ignorância dos fatos ou não, apoiam o capitalismo e repudiam outras formas de sociedades igualitárias, acreditam no falso senso de meritocracia que não vem ao caso agora ser pautado.
   Sendo anacronismo ou não aplicar os trabalhos de Marx no século XXI, temos de ter em mente que mudaram-se muitas coisas em dois séculos, relação campo cidade; certo aumento na remuneração e no bem estar de uma forma geral; os problemas do capitalismo, não mais pautados na exploração do proletariado, mas na marginalização social do individuo na esfera capitalista que acaba gerando desigualdade social.
  Devido a esta reflexão, é conclusivo que Marx hoje é, de certa forma, ultrapassado, mas assim como os trabalhos de Lamarck foram importantes à Darwin, não devemos reprender os trabalhos de Marx, mas sim, aprimora-los para nossa realidade, ou seja, cria-se um dever para todos aqueles que acreditam em formas de alcançar a sociedade igualitária, a procura de novas formas de aprimoramento do comunismo.


Guilherme Borges - Direito XXXV - Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário