Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Racionais, Rap e Marx

             Racionais MC’S em sua musica Capítulo 4 Versículo 3 apresentam  “Juiz ou réu, um bandido do céu/Malandro ou otário, quase sanguinário/Franco atirador se for necessário/Revolucionário, insano ou marginal/Antigo e moderno, imortal”, que tinham como objetivo expressar a realidade da comunidade das periferias de São Paulo, usavam como demonstrado no trecho presente o materialismo dialético pata interpretar o concreto por meio  de teses e antíteses. Mesmo que com interpretações por vezes abstratas, se referiam a casos concretos presentes em sua classe, logo se apropriavam do método de Marx e Engels.
            O rap inicialmente nasceu para que a periferia pudesse se expressar, mas vê-se no caso dos Racionais uma forma de união da classe dominada para a busca de direitos negados pela classe dominadora, mostrando também o desenvolvimento histórico elucidado no materialismo dialético e apresentando a luta de classes. E talvez, os Racionais, por trazerem em suas letras todas essas questões como a de o capitalismo ser um sistema da classe dominadora, o mercado reger a sociedade e as teses e antíteses que formam a síntese da nossa sociedade, conseguiram concretizar que a modernidade fica a favor do proletariado para centralizar as lutas sociais existentes.

            Porém ,como antítese desse texto, apresenta-se a apropriação da classe dominadora do rap, hoje encontra-se artistas no meio desse ramo da musica que seguem o caminho contrário dos Racionais, pregando musicas burguesas que apenas consolidam a dominação. Entretanto o rap, em muitos casos ainda é usado para a expressão da periferia e apoio as lutas sócias. Formando como síntese desse texto que o Rap ainda expressa a realidade das comunidades e se utilizam do materialismo dialético para consolidar seus direitos, todavia quando não o fazem consolidam a dominação burguesa no modo de produção  capitalista , assim como outros tipos de arte eram usadas nos modos asiático e feudal .

                                                     Lucas André Silva- 1º ano de Direito(Noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário