Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A ideologia política que (talvez) precisamos.

“Até aqui os filósofos interpretaram o mundo de diferentes maneiras; trata-se agora de transformá-lo” Disse Marx. É com base nessa frase que se pode extrair coisas extremamente importantes do pensamento de Marx e Engels:
Primeiro: o estudo da história e da filosofia deve (e deveria) ter caráter emancipatório, dinâmico e transformador. Não se deve tratar desse conhecimento de forma estática, deve ser instrumento de transformação social.
Segundo: o materialismo dialético vinha em busca disso. Chamado de materialismo justamente por tratar de fatos e não de ideais, com uma visão crítica e de uma realidade não abstrata.
Marx e Engels, partindo do pressuposto da sua época de vivência, a revolução industrial e a consolidação das industrias em seu país, construíram sua visão de sociedade e criaram uma “formula” de compreensão histórica, onde sempre havia uma classe dominante (possuidora, além do poder aquisitivo, do poder ideológico) e uma classe subalterna: no caso, a burguesia e proletariado.
Com as péssimas condições de trabalho, as longas jornadas diárias e os péssimos salários, a indignação da massa trabalhadora deveria se levantar e tomar posse do que sempre foi fruto de seu trabalho: do capital e do Estado. Passando pela ditadura do proletariado, pelo socialismo, ainda assim haveria uma extinção do Estado e a propriedade privada assim seria extinta.

Essa ideologia política e social ainda é muito visível na denominada “esquerda” mundial. Buscando igualdade e defendendo os direitos dos grupos minoritários, do ponto de vista crítico, pode se concluir que apesar de algumas contradições, que é a teoria política mais humana possível. Ao ir de afronte com o sistema econômico atual, os dominantes “atuais” usufruem do seu poder ideológico sobre a opinião pública e criam uma certa nuvem de ilusão sobre o tema, afastando muitas pessoas do que deveria ser de conhecimento geral e de suas reais bandeiras e causas.  

Ana Carolina Gracio de Oliveira - Direito Diurno - 1º ano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário